Com certeza você já ficou tonto ao girar sobre algo. Seja em uma brincadeira, ou em qualquer outro lugar, com certeza você já teve essa experiência. Vamos então saber o porque disto acontecer.
Essa tontura acontece porque dentro do labirinto, no ouvido interno, temos um líquido que é responsável pelo equilíbrio do nosso corpo.
Quando giramos, esse líquido se perde dentro do labirinto e, quando paramos, o líquido continua se mexendo por um tempo até parar, logo em seguida.
Um exemplo é quando você pega um ovo cru e começar a girar em círculos. Quando você para de girar o ovo, ele continua parado, mas, o que está dentro dele continua se mexendo. Tanto que, se você soltar o ovo, pode perceber que ele se mexe um pouco por causa da clara e da gema, que ainda estão móveis dentro dele.
E aproveitando para explicar, quando um pessoa tem labirintite, é porque o corpo não consegue fazer o líquido ficar parado dentro do ouvido. Então, a pessoa fica tão tonta e zonza que mal consegue ficar de pé.
Concluindo: nós ficamos tontos depois que giramos, em torno de si, porque temos um líquido, responsável pelo equilíbrio, que se perde dentro do labirinto do nosso ouvido interno.