Quando estamos com sono os olhos realmente parecem pesados. Parece que existe uma força mágica puxando nossas pálpebras para baixo no intuito de se fechar.
Mas os especialistas afirmam que isso nada mais é do que uma reação ao relaxamento da nossa musculatura ocular, que na verdade é uma das etapas que preparam nosso corpo para o descanso revigorante.
O preparo do organismo para o sono atinge as pálpebras primeiro, principalmente por serem regiões mais sensíveis do corpo, com uma camada muito fina de pele e músculos. Quando o corpo está muito cansado, o hipotálamo (uma das regiões do cérebro) manda ao sistema músculo-esquelético uma mensagem que o faz perder, aos poucos, o tônus muscular, causando uma espécie de enfraquecimento muscular.
Por causa disso, é impossível o ser humano dormir de pé, precisa, pelo menos, estar sentado ou encostado em algum lugar, senão cai. O início desse processo varia para cada pessoa, mas de acordo com estudos, em média, o ser humano fica acordado 16 horas até começar a sentir sono novamente.