Você já percebeu que algumas pessoas possuem covinhas no rosto? Estima-se que cerca de 20% da população possua covinhas no rosto. Considerada um charme para muitas pessoas elas são mais comuns do que se imagina.
As covinhas são pequenas depressões naturais da pele do rosto ou do queixo. Nestas regiões o tecido fibroso adere entre a pele e o osso da mandíbula (no queixo) ou entre a pele e os músculos da face (no rosto).
A pele é “repuxada”, causando uma pequena retração que é mais acentuada quando as pessoas sorriem. As covinhas sem dúvida fazem o rosto mais bonito e atraente.
Mas, de alguma forma, pode ser considerado um defeito congênito e mostra que as “malformações” nem sempre são ruins. As pessoas que tem covinhas apresentam o músculo menor em comprimento do que o tamanho do músculo é normal nas pessoas que não têm covinhas.
Isso é causado por causa de algumas falhas no desenvolvimento do tecido conjuntivo subcutâneo. Ter covinhas, ou não ter, não é sorte.
É a genética que determina se uma pessoa vai ou não ter covinhas. O gene responsável é dominante e isso significa que se um dos pais tem covinhas, então provavelmente os filhos terão.
É simplesmente uma aquisição hereditária que é transmitida de geração em geração. Geralmente, os bebês têm essas cavidades, mas elas desaparecem gradualmente conforme a criança cresce isso é porque o músculo cresce com a idade e chega a seu tamanho normal, que por sua vez, favorece o desaparecimento das covinhas.