Já ouviu o barulho do mar utilizando uma concha? Já se perguntou porque temos a sensação que esses ruídos são realmente o barulho das ondas do mar? Será que realmente a concha tem esse poder de reproduzir este barulho?
Os cientistas explicam que a concha tem uma estrutura em forma de espiral, fazendo com que os efeitos de propagação do som que ocorre em seu interior sejam amplificados, semelhantemente a uma caixa de ressonância.
Com isso, ao encostarmos a orelha em um ambiente aberto e depois em um ambiente fechado com menos barulho conseguimos perceber que os efeitos são diferentes. No local mais silencioso praticamente é impossível detectar algum efeito vindo da concha, já em um local mais aberto,é possível ouvir um barulho parecido com os da onda do mar.
Então o que ouvimos nada mais é que um barulho que normalmente não conseguiria ser identificados por nós e não o barulho do mar. Um exemplo desta situação é que ao colocarmos nossa mão em forma de concha na orelha também ouvimos um barulho parecido com as ondas do mar.